14 julho 2007

sábado à noite

O melhor bolo de chocolate do mundo acabou de ser destronado. O novo titular foi aprovado hoje, com distinção, pelo chocolate lover e pela sua versão júnior, e, para além de tudo, tem a grande vantagem de não levar açúcar (isso fè-lo ganhar pontos comigo).

A receita reza: derreter (em banho maria) 100 grs de manteiga com 200 grs de chocolate. Convém usar um chocolate bom, tipo o de culinária da Lindt. Deixar arrefecer, e entretanto bater 3 ovos inteiros. De seguida juntar tudo, e finalmente adicionar 70 grs de farinha (daquelas com fermento incluído). Levar ao forno numa forma untada (daquelas compridas) a 180°, durante 30 minutos. É melhor espetar com um palito por volta dos 20, porque não convém que fique demasiado cozido. Enquanto o bolo coze, fazer um molho com uma chávena de café (expresso), 1 dl de whisky e açúcar mascavado a gosto. Misturar tudo muito bem. Desenformar o bolo, colocá-lo num prato e deitar o molho por cima. Depois olhar para o bolo e apreciar o aspecto - fica mesmo giro, muito escuro e cheio de crateras.

É preciso cuidado para não abusar do whisky, como aconteceu comigo, principalmente se uma criança de 3 anos for comer o bolo a seguir (acho que o miguel se levantou da mesa meio torto).

Comecei a pensar e acho que da próxima vez vou experimentar com molho de manga, ou com molho de laranja. E com gelado também deve ser bom.

Isto e umas sardinhas no forno. Para quem adoooora sardinhas como eu, mas não tem maneira de as assar como manda a tradição em casa, descobri uma maneira de as fazer que não implica brasas, nem cheiros, e cujo resultado é igual. Coloca-se uma camada de sal marinho no fundo de um tabuleiro, depois as sardinhas todas deitadas umas ao lado das outras, e cobre-se - totalmente - com outra camada de sal. Leva-se ao forno bem quente durante 20 minutos et voilá. Sardinhas assadas. Só é preciso ter o cuidado de raspar o sal todo antes de começar a comer as sardinhas, porque senão... é a noite inteira a beber água.

E agora, para apreciar um sábado à noite em casa... primeiro pôr criança na cama. Esperar que a criança adormeça, enquanto 1) se preparam caipirinhas na cozinha. Ligar a radar. 2) Fazer uma ganza. Quando tudo estiver tranquilo para os lados do quarto dele, 3) fumar a ganza. 4) Beber lentamente a caipirinha. 5) Conversar. Manter-te afastado da tv e da dormência que implica. Namorar. Repetir os passos 1 a 4 a gosto.

3 comentários:

Flying Panda Xiu disse...

isso parece-me bestial mas e esse upgrade no bolo de chocolate com açúcar.. humm?
Vou experimentar os dois.. já que falhei o convite para jantar deste fds... ehehe..

absorbent disse...

confirma-se: o bolo é muito, muito bom.
vou no entanto aguardar por um molho com menos alcool para dar o meu aval à destronação do mitico...

Anónimo disse...

Conheço estas noites, das nossas lá em casa e tenho a sensação que ías curtir uma presença numas dessas. Gosto especialmente das Bacardi caipirinhas por não saberem muito a álcool.
E é tããããããão louco como fica tudo engraçado nessas noites, até o que não tem graça!E quem sabe se não levas um bolinho desses feito :) Fica o convite! Beijocas!