14 novembro 2006

complexo calimero

Mais uma luz reveladora incide hoje sobre esse fascinante (e porventura enigmático) período da história de Portugal que foi o "reinado" de Pedro, o Breve.
Trata-se das impressões que a criatura, ela própria, tem e teve sobre os 6 meses em que foi Primeiro-Ministro, sob a forma de livro e com o título "Percepções e Realidade", lançado ontem.
A realidade sabemos qual é - vivêmo-la intensamente, com os seus episódios hilariantes e crises de alcova. Em relação às "percepções", e às do autor em particular, parecem ser mais uma teoria da conspiração que envolve Sampaio, Cavaco, o Professor Marcelo, a Ferreira Leite e a Irmã Lúcia. Fiel à sua personagem, PSL continua a superar todas as caricaturas que lhe poderiam ser (e foram) feitas.
Leitura obrigatória para aqueles que, vivendo alheados e sem prestar muita atenção ao que se passa, ligaram uma noite a Tv e viram o Santana Lopes em directo no Telejornal, com o texto de rodapé a afirmar que se tratava do Primeiro-Ministro. Pensando que era uma gralha não ligaram importância e, quando voltaram a prestar atenção às notícias, já todo o episódio tinha passado à História.
Felizmente não passou disso mesmo: um breve episódio que figurará apenas em rodapé nas páginas dos livros de História, tão breve que não fez estragos - a não ser momentâneos, na moral das tropas (pelo menos das mais sensíveis, como eu).