02 junho 2007

guts

Uma equipa de investigadores da Duke publicou esta semana o resultado de um estudo que demonstra que o altruísmo está "hard coded" no cérebro humano. Ou seja, faz parte da nossa natureza, é-nos intrínseco, como o reproduzirmo-nos ou o buscarmos o prazer através do sexo ou da comida. Não é, ao contrário do que seria de esperar e do que muitas vezes se pensa, algo adquirido através da socialização e grau de civilização.

Muitas vezes digo que sou uma optimista porque acredito nas pessoas. Continuo sempre a acreditar, mesmo depois de grandes desilusões, porque me parece que o lado bom está lá e, logicamete, acabará por vencer. Acho que isto é válido para o todo, e pelos vistos parece que até a ciência está a chegar a essa conclusão.

E parece-me que isto indica (mais uma vez) que deviamos seguir mais os nossos instintos... que não são assim tão maus.

3 comentários:

absorbent disse...

ah... a necessidade da civilizacao!
e depois ainda dizem que fomos feitos ao acaso... isto no fundo só prova que existe um deus! e q ele tem um sentido de humor bastante twisted!

Catioska disse...

lá vens tu com o deus! ou é só para ver se me picas?...
nas palavras de rousseau, "as falhas na civilização só servem para nos lembrar que precisamos de mais civilização". um complemento, portanto.
neste caso, descobrir como podemos exercitar e desenvolver esta característica.
e não me venham chamar idealista!

boedromion disse...

Eu acredito em Deus, ou se preferires antes, acredito em mim, e em ti, no João, no Mica, e em tudo o que nos une. Que ao fim ao cabo, é tudo o mesmo. Não estamos é muito despertos para isso. Mas um dia conversamos. E por isto tudo não tenho duvidas sobre isso que descobriram sobre o altruísmo.