25 junho 2007

e por falar em evil twin...



Como se seguir a política internacional não fosse já um exercício suficientemente esquizóide, temos agora este par de jarras para nos confundir ainda mais. Para além da necessidade de legendas para saber quem está a debitar - se sua excelência o presidente da república, ou se o primeiro-ministro - digam lá que eles não parecem duendes vestidos pela Maconde...

Mas que tipo de povo é que elege um par de gémeos para os dois principais cargos de um país? Imaginem DOIS Sócrates... ou, pior ainda, dois Cavacos! Ainda por cima, católicos e de direita (gente muito perigosa porque altamente motivada).

Brincadeiras à parte, toda a polémica levantada na última (cimeira? encontro?...) chamemos-lhe reunião, dos líderes europeus, pela Polónia, tendo ou não razão, me pareceu bafienta e podre. Confesso que (como aliás a grande maioria dos europeus, a avaliar pelas sondagens)não ando a par de que Tratado, sistema de votos, ou seja o que for, se discute neste momento na União. Mas trazer para o centro da discussão responsabilidades de guerra seja de quem for, é disparatado e anacrónico, cheira a tablóide, e não serve ninguém - nem os polacos, a longo prazo.

Apelar ao ódio é sempre perigoso... e feio. Tal como estas duas criaturinhas (quando olho para eles penso na História Interminável, ou em algumas personagens do fabuloso Jonathan Strange and Mr. Norrel) é um anacronismo que, se não fosse tão importante, seria talvez cómico. Quantos polacos apoiarão esta espécie de discurso?

2 comentários:

marta cs disse...

Com licença...

Clap! Clap! Clap!

"duendes vestidos pela Maconde" é muito bom! Ahahahahahahahahahahah!

Catioska disse...

bem vinda :) e obrigada pelas palmas. costumo ler o teu.