16 outubro 2007

trova do vento que passa

Acabei de saber que 50% dos idosos institucionalizados em Portugal são a favor da legalização da eutanásia. Pensei "Mas que progressistas que estão os portugueses!", até aparecer o resto da notícia: entre os idosos institucionalizados, 35% gostariam de ter à sua disposição a hipótese de eutanásia, JÁ.

Para além do número impressionante - não sei quanto, mas sei que Portugal é um dos países europeus com mais idosos a viverem nesta situação - o que me chocou foi o facto de não só estarem dispostos a aceitar a legalização da eutanásia (que eu, já agora, defendo) mas como de a DESEJAREM. É preciso estar muito desesperado, sem perspectivas... e em grande sofrimento.

O que me faz mais uma vez pensar apreensivamente sobre o tipo de sociedade em que nos tornámos, aqui no pequeno rectângulo. Temos idosos deprimidos e com vontade de morrer, crianças com depressão e institucionalizadas - oficialmente e não só - e uma população activa desgastada e atolada em dívidas. Para além disso, 19% dos portugueses estão à beira do limiar da pobreza. Animador, hein?

E se pensarmos que mais uma vez entrou em cena o nosso PSL, desta vez fazendo dupla com o Menezes... está-se mesmo a ver o que vem aí, nas próximas eleições, né? Não prevejo um futuro muito animador.

4 comentários:

absorbent disse...

com esses srs vai ser é animado, animador é q nao me parece...

Catioska disse...

o eterno optimista ;)

boedromion disse...

Eu por acaso ontem até estava deprimida, com coisas fúteis como por exemplo o facto de estar mais gorda, obrigada Catioska, assim fiquei deprimida por coisas mais “elevadas” ;)

Off disse...

Não sei se estamos num país de qualidade discutível, ou se simplesmente já conseguimos ficar vivos mais tempo do que conseguimos viver. A eutanásia não é coisa do terceiro mundo, onde se vai mais cedo.

Neste e noutros assuntos, somos sem dúvida uma sociedade que pensa apreensivamente.