05 fevereiro 2007

à larga, com magnificência

Não consigo perceber porque é que o Salazar está entre os 10 Grandes Portugueses de sempre. Ultrapassa-me. Choca-me. Choca-me ainda mais porque parece-me que muitas pessoas acham isso normal...

Começando pelo princípio, e porque não há dúvida de que o homem era português, GRANDE significa:

---------------
grande


do Lat. grande

adj. 2 gén.,
que tem dimensões avantajadas;
vasto, extenso, duradouro;
poderoso;
grave;
heróico;
respeitável;
magnífico;
bom, magnânimo;
numeroso, copioso;
s. m.,
(no pl. ) os nobres, os ricos.


à -: à larga, com magnificência.

---------------

Não me parece que a criatura beata e enfezada que Salazar foi tenha sido nada disto... a não ser grave, poderoso e vasto. Vasto na opressão e na doutrina. Duradouros, sem dúvida, foram e são os efeitos que ainda hoje se fazem sentir, de 40 anos de ditadura que deixaram o país na mais abjecta miséria, não só económica e social, mas também intelectual e até emocional.

Não tenho dúvidas que o atraso que sentimos hoje a vários níves, esse que nos impede de "convergir" com a Europa, não nasceu, mas cresceu e fortaleceu-se durante esses 40 anos. Incrustou-se. O "orgulhosamente sós" vingou.

A má nutrição física e intelectual durante esses 40 anos deixaram os portugueses tão fracos, que parece que agora nem conseguem lembrar-se de quem foi o grande responsável. Por não terem estudado, por não terem ido ao cinema e lido livros livremente, por não terem tido acesso a toda uma cultura, a toda uma forma de vida que lhes permitisse crescer e desenvolver-se.

E votam alegremente no Salazar... claro que isto é só um programinha de TV idiota. Mas votam. E o homem está entre os 10 primeiros! E ninguém se choca!

5 comentários:

absorbent disse...

sinceramente, acho q como povo, é preciso muito para nos chocar. quase q diria q somos os inchocaveis :)

Catioska disse...

lol

Off disse...

bem, a bem da democracia, lá teremos também que conceder o direito à pequenez... no?

Catioska disse...

com certeza, meu caro off. é sempre bom tropeçar com democratas oportunamente a defenderem o direito à... erhh... diferença, neste caso sob a forma de ditadura.

Off disse...

oh! Só respondeste isso porque te apeteceu. Além disso, se ele está entre os principais candidatos, estou mais a defender um direito à carneirada propriamente dita, no?